quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL ( FMI)

QUE PARA MIM É FARTURA MONETÁRIA INDUSTRIAL. ( FMI)
AS NOVAS INSTANCIAS INTERNACIONAIS, TAIS COMO O FMI, O BANCO MUNDIAL E O BANCO DE COLONIZAÇÃO INTERNACIONAL ( BANK OF INTERNATIONAL SETTLEMENT), FORAM CRIADOS PARA ESTENDER A SUPREMACIA DA ECONOMIA DO PLANETA INTEIRO.
AS CONTRIBUIÇÕES QUE CADA NAÇÃO DEVE PAGAR ANUALMENTE SÃO DA ORDEM DE BILHÕES . SE UMA NAÇÃO TIVER PROBLEMAS PARA PAGAR SUA CONTRIBUIÇÃO, SÃO OS OPERÁRIOS OS MAIS ATINGIDOS E QUE SE RESENTEM DO PROBLEMA. ATUALMENTE O FMI PROCURA, SOB A ORDEM DOS BANQUEIROS INTERNACIONAIS., OS MEIOS PARA CONTROLAR TODA A ECONOMIA MUNDIAL.
O MEMBRO DO '' COMITE DOS 300'' HAROLD LEVER FEZ UMA PROPOSTA CONHECIDA PELO NOME DE '' PLANO DITCHLEY'', SEGUNDO O PLANO DITCHLEY, A POLÍTICA FINANCEIRA E MONETÁRIA DOS ESTADOS UNIDOS PASSARIA, AO LARGO DA LEI, PARA O CONTROLE DO MFMI. ESSE PLANO PERMITIRIA AO FMI REUNIR NO BANCO MUNDIAL TODOS OS BANCOS CENTRAIS DASA DIFERENTES NAÇÕES.
EM 1982, OS MAIS EMINENTES BANCOS DE WAll STEET E O GOVERNO DOS ESTADOS UNIDOS DECIDIRAM DE COMUM ACORDO IMPOR A CADA PAÍS DEVEDOR AS PESADAS CONDIÇÕES DE REEMBLOSO QUE FORAM COLOCADAS PELA KISSINGER ASOCIATES INC. (O CONCELÇHO DE DIREÇÃO É COMPOSTO DE ROBERTO. ANDERSON, MAGNATA DO PRETRÓLEO E PRESIDENTE DO INSTITUTO ASPEN, DO EX - SECRETÁRIO DE ESTADO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DE THATCHER, LORDE CARRINGTON E DE LORDE ROLL OPF IPSDEN, DIRETOR DO BANK OF ENGLAND E DO BANCO S. G. WARBURG).O FMI, O FEDERAL RESERVE BANK E O BANK OF ENGLAND DEVEM ASSEGURAR O PAPEL DE '' POLÍCIA MUNDIAL'' PARA RECUPERAR AS DÍVIDAS.
A AMÉRICA TEVE A IDÉIA DE COLOCAR O FMI, CONHECIDO PELA SUA INTRANSIGENCIA, NO CENTRO DE TODAS AS NEGOCIAÇÕES DE DÍVIDAS.
AS CONDIÇÕES DO FMI FORAM ELABORADAS PELO REPRESENTANTE DO FMI IRVING FRIEDMAN - O QUE LHE VALEU UMA POSIÇÃO ELEVADA NO CITIBANK.
COMENTÁRIO SOBRE A SITUAÇÃO ATUAL.
REXRODT, MINISTRO ATUAL DA ECONOMIA NA ALEMANHA, FOI TAMBÉM DURANTE ALGUM TEMPO, CHEFE DO CITIBANK NESSE PAÍS.
OS CAPITAIS DO FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL REPRESENTARAM PARA OS PAISES UMA ESPÉCIE DE ISCA. QUANDO AS DIFICULDADES SÃO DETECTADAS, OS ESPECIALISTAS DO FMI MOSTRAM-LHE O QUE É PRECISO QUE SEJA ABSOLUTAMENTE MUDADO.
ELES DECLARAM EM SEGUIDA AO PAÍS ENDIVIDADO QUE SE ELE QUISER MEMSMO OBTER QUALQUER CRÉDITO QUE SEJA DE UM BANCO ESTRANGEIRO, ELE DEVE REDUZIR SUAS IMPORTAÇÕES AO MÍNIMO NECESSÁRIO .
ELE DE4VE TAMBÉM FAZER ABAIXAR DE FORMA DRÁSTICA AS DESPESAS DE ESTADO E PRINCIPALMENTE FREAR TODAS AS SUBVENÇÕES PARA A ALIMENTAÇÃO BÁSICA E OUTRAS CONCESSÕES PARA ASPESOAS CARENTES.
A CONDIÇÃO SINE QUA NON É SEMPRE DESVALORIZAR A MOEDA. ISTO APARENTEMENTE PARA QUE AS EXPORTAÇÕES FIQUEM MAIS BARATAS E SE TORNEM ASSIM, MAIS COMPETITIVAS NO MERCADO MUNDIAL.
MAS , NA VERDADE O PREÇO DAS IMPORTAÇÕES ELEVARAM-SE E AS DÚIVIDAS AUMENTARAM. ESTE É O PRIMEIRO PASSO. O SEGUNDO CONSISTE EM OBTER DO PAÍS QUE ELE CONSINTA EM UM VASTO PROGRAMA D CONVERÇÃO DE DÍVIDAS. ERA ENTÃO O QUE OS BANCOS CREDORES ASSEGURAVAM -SE DA FUTURA PENHORA SOBRE O PAÍS ENDIVIDADO. ELES CONTAVAM, ALÉM DISSO COM OS PAGAMENTOS DOS LUCROS E DAS AMORTIZAÇÕES . O FMI TORNOU-SE A POLÍCIA ECONOMICA INTERNACIONAL DOS GRANDES BANCOS PRIVADOS. UM APÓSOUTRO , OS PAISES DEVEM NEGOCIAR AS CONDIÇÕES DE REEMBOLSO COM O FMI E OS BANCOS DO GRUPO DITCHLEY.
SEGUNDO INFORMAÇÕES DO BANCO MUNDIAL, OS BANCOS CREDORES PRIVADOS RECEBERAM DE 1980 A 1986 O EQUIVALENTE A 326 BILHÕES COMO PAGAMENTO DE JUROS DE 109 PAISES DEVEDORES. NO MESMO PERIODO, 332 BILHÕES FORAM REEMBOLSADOS. FOI ASIM QUE AS DÍVIDAS DE 658 BILHÕES FORAM PAGAS., SENDO QUE O MONTANTE ORIGINAL DAS DÍVIDAS ERA DE 430 BILHÕES.
MALGRADO MISSO, OS 109 PAISES DEVIAM AINDA 882 BILHÕES AOS BANCOS CREDORES. ESSA AÇÃO CONJUNTA DE LUCROS DEMASIADO ELEVADOS E DE VALOR DE CAMBIO OSCILANTE MERGULHA OS PAISES NUM EMARANHADO DE DÍVIDAS MAGNIFICAMENTE INESTIMÁVEL, QUE É LUCRATIVA PARA OS BANCOS.
É UMA CAMBADA DE CORNOS MONETÁRIOS , QUE NÃO TEM TAMANHO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário