sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A CIA E O XÁ DO IRÃ

EM 1979, A REVOLUÇÃO DO IRÃ EXPULSOU O XÁ QUE TODOS ODIAVAM E QUE HAVIA ALCANÇADO O PODER GRAÇAS ACIA EM 1953. CONFORME A REGRA, A MAIOR PARTE DOS EMPREGADOS DE UMA EMBAIXADA AMERICANA SÃO TAMBÉM MEMBROS DA CIA. OS REBELDES IRANIANOS, QUE ESTAVAM A PAR VINGARAM PEGANDO COM REFEM OO MMEMBROS DA EMBAIXADA AMERICANA (DA CIA) . A CIA VINGOU-SE TAMBÉM , FAZENDO COMPREENDER AO CHEFE DO IRAQUE, SADDAM HUSSEIN, QUE ERA UM PERIODO MUITO PROPÍCIO PARA INVADIR O IRÃ, ENFRAQUECIDO NESSE MOMENTO O QUE ALIÁS, RESTA A SER PROVADO.
A INVASÃO DE HUSSEIM FOI COROADA DE SUCESSO E EM SEGUIDA, OS APRISIONADORES DOS REFENS IRANIANOS DISSERAM A JIMMY CARTER QUE LIBERTARIAM OS REFENS EM TROCA DE ARMAS. A MAIOR PARTE DAS ARMAS QUE OS IRANIANOS POSSUIAM DURANTE O REGIME DO XÁ VINHA DA MESMA FORMA, DOS ESTADOS UNIDOS. OS IRANIANOS ERAM POIS, OBRIGADOS A RECEBER AS MUNIÇÕES E PEÇAS DE ABASTECIMENTO DOS ESTADOS UNIDOS. O PRESIDENTE Crter recusou, entretanto a prestar-se a essa negociAÇÃO E DEU COMO MISSÃO SECRETA A CIA LIBERTAR OS REFENS, (DESRT ONE).
MAS A CIA NÃO GOSTAVA PARTICULARMENTE DE CARTER, POIS ELE HAVIA REDUZIDO RIGOROSAMENTE SEU ORÇAMENTO. FOI POR ISSO QUE HOUVE UMA SONDAGEM DE OPINIÃO ANTECIPADA PARA SABER QUEM , CARTER OU REAGAN, GANHARIA AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES. O POVO OPTOU PPOR CARTER. A CIA PREFERIU ENTRETANTO REAGAN E ASSIM, ELA PROJETOU SABOTAR A OPERAÇÃO DE SALVAMENTO DESERT ONE A FIM DE QUE CARTER FICASSE MAL PERANTE O POVO.
NO ESMO MOMENTO, WILLIAM CASEY, EX-CHEFTE DA CIA E PRESIDENTE DO COMITE ELEITORAL DE REAGAN, HAVIA FEITO CONTATO COM O CHEFE REVOLUCIONÁRIO DO IRÃ,, O AIATOLÁ KHOMEYNI. WILLIAM CASEY DISSE A ESSE ÚLTIMO QUE REAGAN IRIA GANHAR AS ELEIÇÕES E QUE ELE, KHOMEYNI, DEVERIA POIS TRARAR COM ELE, COMO SENDO O REPRESENTANTE DE REAGAN. WILLIAM CASY TINHA UMA BOA REPUTAÇÃO, PPOIS FOI GRAÇAS A ELE QUE A URSS HAVIA PODIDO CONSTRUIR A A EMPRESA KAMA-FLUSS ( O MAIOR FABRICANTE DE CAMINHÕES DO MUNDO ). CASEY SENDO TAMBÉM DIRETOR DO BANCO EXPORT- IMPORT , KHOMEYNI DECIDIU COLABORAR COM ELE.
NA TERCEIRA SEMANA DE OUTUBRO DE 1980, GEORGE BUSH ( FUTURO PRESIDENTE E MEMBRO DE SKULL & BONES ) E4 RICHARD ALLEN, NA QUALIDADE DE REPRESENTANTE DE CASEY, ENCONTRARAM-SE COM OS REPRESENTANTES DO S EXTREMISTAS IRANIANOS DO HESBOLLAH NO HOTEL PAPHAEL EM PARIS. LA, FOI CONVENCIONADO QUE OS ESTADOS UNIDOS FORNECERIA ARMAS AO IRÃ VIA ISRAEL E QUE OS IRANIANOS SOLTARIAM ENTÃO OS REFENS ASSIM QUE REAGAN FOSSE ELEITO PRESIDENTE. A ENTREFGA DAS ARMAS, DEVERIA COMEÇAR DOIS MESES MAIS TARDE (EM MARÇO DE 1981).
A SABOTAGEM PROGRAMADA DA OPERAÇÃO DE SALVAMENTO DA CIA ACONTECEU '' AS MIOL MARAVILHAS'' ( COM EFEITO A OPERAÇÃO ACABOU MAL) E CARTER FOI TROCADO POR REAGAN.
OS REFENS FORAM LIBERTADOS,E A PRIMEIRA ENTREGA DE ARMAS AO IRÃ ACONTECEU VIA ISRAEL.DE 24 ATÉ 27 DE JULHO DE 1981, O TRAFIOCANTE DE ARMAS ISRAELITAS YAACOV NIMRODI ASSINOU UM CONTRATO DE 35 MILHÕES COM O IRÃ, ESTIPULANDO A ENTREGA DE 50 MÍSSEIS TERRA-TERRA, 50 MOBILES E 68 MÍSSEIS ANTI-AÉRIOS HAWK.
OUTRO MERCADO DESVENDADO, DESDE ENTÃO FOI O TRAFICO DE ARMAS DO SUIÇO ANDRAS JENNI E DE STUART ALLEN MACCAFFERTY. ELES ENVIARAM 360 ,TONELADAS DE PEÇAS DE TANQUE M-48 AO IRÃ POR VIA AÉRIA COM O CI-44, QUE ELES ALUGARAM DE UMA COMPANHIA ARGENTINA DE TRANSPORTE AÉRIO . A TRANSPORTS AÉRIO RIOPLATENSE.
TUDO CUSTOU-LHE 27 MILHÕES E SEUS DOIS PRIMEIROS VOOS COM DESTINO AO IRÃ DECOLANDO DE ISRAEL, FORAM BEM SUCEDIDOS. EM 28 DE JULHO DE 1983, ENTRETANTO SEU AVIÃO, NA VOLTA DO TERCEIRO TRAJETO, FOI ABATIDO SOBRE A ARMENIA SOVIÉTICA POR UM MIG-25 RUSSO.
ESSES MERCADOS DE ARMAS NÃO TERIAM, SEM DÚVIDA SIDO POSSÍVEIS SEM GEORGE BUSH E RICHARD ALLEN. NESTE CASO TAMBÉM, AS VERSÕES OFICIAIS APRESENTADAS PELOS SERVIÇOS DE INFORMAÇÕES ESTAVAM LONGE DE REFLETIR A REALIDADE.
NUM FALO QUE SÃO CORNOS MESMO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário