segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A ALEMANHA QUER CAPIITULAR

FOI GRAÇAS AO GENROO DO PRESIDENTE ROOSEVELT, O CORONEL CURTIS B. DALL, QUE A HISTÓRIA DO COMANDANTE GEORGE EARLE FOI DESVENDADA.EARLE FOI NEX-GOVERANADOR DA PENSILVANIA, EMBAIXADOR AMERICANO NA ÁUSTRIA ( DE 1935 A 1939) E NA BULGÁRIA ( DE 1940 A 1942). EM SEGUIDA FOI ADIDO NAVAL PESSOAL DE ROOSEVELT EM IISTAMBUL. FOI NESSA ÉPOCA, NA PEIMAVERA DE 1943, QUE O CHEFE DO SERVIÇO SECRETO ALEMÃO, O ALMIRANTE WILHEM CANARIS, FEZ-LHE UMA VISITA. CANARIS DISSE-LHE QUE A CAPITULAÇÃO SEM CONDIÇÕES, TAL COMO TINHA SIDO EXIGIDA PELA AMÉRICA E PELA INGLATERRA, ERA ANACEITÁVEL PELOS GENERAIS ALEMÃES. SE, ENTRETANTO O PRESIDENTE AMERICANO DEIXASSE COMPREENDER QUE UMA RENDIÇÃO HONROSA DO EXÉRCITO ALEMÃO FOSSE POSSÍVEL, ELES ESTARIAM PRONTOS PARA ACEITAR OUTRO ACORDO. E O EXÉRCITO ALEMÃO RECEBERIA ENTÃO A ORDEM DE SER ENVIADO A FRENTE DE DO LESTE, A FIM DE AI COMBATER O '' EXÉRCITO VERMELHO'' QUE SEW APROXIMAVA.
POUCO DEPOIS EARLE TEVE UM ENCONTRO MAOS LONGO COM O EMBAIXADOR ALEMÃO FRITZ VON PAPEN, QUE LHE DEU O MESMO REQUERIMENTO. EARLE_QUE SE PERGUNTOU SE HAVIA ENTENDIDO BEM - CONCLUIU ENTÃO, QUE ERA UMA PROPOSTA SÉRIA DE PARTE DESSES EMBAIXADORES E LOGO ESCREVEU UMA CARTA A ROOSEVELT . NADA ACONTECEU. ELE ENVIOU UMA SEGUNDA. SEMPRE NADA. QUANDO CANARIS CHEGOU ALGUNS DIAS ,MAISW TARDE PARA TOMAR CONHECIMETO DA RESPOSTA DE ROOSEVELT, EARLE NÃO A PODE DAR. EARLE ENVIOU, POUCO DEPOIS UMA MENSAGEM DA MAIOR URGENCIA A WASHINGTON.
SEMPRE NENHUMA RESPOSTA. TODOS OS DOIS NÃO PODIAM, SABER QUE UMA CAPITULAÇÃO DA ALEMANHA NÃO ERA DESEJADA. ROOSEVELT, NUMA CARTA PESSOAL DE 24 DE MARÇO DE 1945, PROIBIU O COMANDANTE EARLE DE TORNAE PUBLICO ESTE INCIDENTE.
TODOS CORNOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário